Página inicial > Últimas notícias > II Simpósio de Educação e Inclusão Étnico-racial na cidade de São Félix do Xingu

• Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 10h00
  • Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 17h25

O Instituto de Estudos do Xingu, realizou o II Simpósio de Educação e Inclusão Étnico-racial na cidade de São Félix do Xingu. O Simpósio, em diálogo com os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), teve como objetivo problematizar ações e estratégias para enfrentar preconceitos contra culturas indígenas e afrodescendentes no espaço amazônico.

Convidado pelos organizadores do evento, o Nuade esteve nos dias 25 e 26 de novembro de 2019, através de conferências, mediação de mesas e comunicação de pesquisas construindo com os demais pesquisadores outras formas de atuação no campo das ações afirmativas. A professora Drª Maria Cristina Macedo Alencar (Nuade/Cader) discorreu sobre a presença histórica dos povos originários no sul e sudeste do Pará e contextualizou as conquistas e desafios para o amadurecimento de propostas interculturais indígenas através das escolas.

O professor Dr. Jerônimo Silva, por sua vez, destacou que a compreensão do racismo no mundo moderno, atravessado por fundamentalismos e formas de sujeição econômica, representam não somente marcas de processo históricos pretéritos, como deságua na composição das ditas práticas neoliberais.

A proximação entre o NUADE e o Instituto de Estudos de Xingu abre possibilidades ainda de efetiva parceria entre a Unifesspa e o poder público municipal e estadual.