Paind e Paequi
O Programa de Apoio ao Estudante Indígena (PAIND) visa colaborar com o sucesso acadêmico de discentes Indígenas da Unifesspa, através do desenvolvimento de Projetos de Ensino que contribuam para melhorar a integração deles nas diversas atividades acadêmicas, bem como auxiliar na compreensão da nova comunidade na qual estarão inseridos e assim, cooperar para a permanência em seus cursos de graduação.
São objetivos do Programa:
- Contribuir para o sucesso da Política de Ações Afirmativas da Unifesspa, fomentando melhores condições de permanência e desenvolvimento acadêmico, por meio de atividades de ensino articuladas à pesquisa e à extensão;
- Apoiar a inserção na realidade universitária, visando minimizar as barreiras sociais, culturais e acadêmicas existentes;
- Promover o desenvolvimento acadêmico com incentivo ao diálogo intercultural associado à reflexão sobre a diversidade como pertinente a sua formação acadêmica;
- Ampliar as condições de permanência, possibilitando a melhoria da formação e a redução dos índices de evasão, reprovação e baixo desempenho;
- Instigar a partilha de conhecimentos adquiridos com aqueles que demandam um grau maior de atenção, possibilitando a utilização do potencial discente e sua plena inserção nas atividades acadêmicas da Universidade.
Por sua vez, o Programa de Apoio ao Estudante Quilombola (PAEQUI) visa colaborar com o sucesso acadêmico de discentes quilombolas da Unifesspa, por meio do desenvolvimento de Projetos de Ensino que contribuam para melhorar a integração deles nas diversas atividades acadêmicas, bem como auxiliar na compreensão da nova comunidade na qual estarão inseridos e assim, cooperar para a permanência em seus cursos de graduação.
São objetivos do Programa:
- Contribuir para o sucesso da Política de Ações Afirmativas da Unifesspa, fomentando melhores condições de permanência e desenvolvimento acadêmico, por meio de atividades de ensino articuladas à pesquisa e à extensão;
- Inserir esses estudantes quilombolas à realidade universitária, visando minimizar as barreiras sociais, culturais e acadêmicas existentes;
- Promover o desenvolvimento acadêmico com incentivo ao diálogo intercultural associado à reflexão sobre a diversidade como pertinente a sua formação acadêmica;
- Ampliar as condições de permanência, possibilitando a melhoria da formação e a redução dos índices de evasão, reprovação e baixo desempenho;
- Instigar a partilha de conhecimentos adquiridos com aqueles que demandam um grau maior de atenção, possibilitando a utilização do potencial discente e sua plena inserção nas atividades acadêmicas da Universidade.
Redes Sociais