Página inicial > Programa Educação para a Diversidade

Programa Educação para a Diversidade

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 13h31 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 11h18 | Acessos: 415

O Programa Educação para a Diversidade foi lançado em maio de 2022 com o intuito de sensibilizar a comunidade acadêmica da Unifesspa sobre a diversidade, com enfoque na temática étnico-racial e de gênero e diversidade sexual. É uma ação em parceria entre o NUADE e PROEG.

Em sua vigência já foram realizadas as Rodas de Conversa com o título “Universidade, Formação Acadêmica e Questões Étnico-Raciais, de gênero e sexualidade no ensino, na pesquisa e na extensão” com todos os 42 Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos ofertados pela Unifesspa. Outras Rodas de Conversas, denominadas de “Estado, direito, questões étnico-raciais, gênero e sexualidade: o que cabe à universidade” foram realizadas, com os servidores das Pró-Reitorias da Unifesspa (Proeg, Proex, Propit, Progep e Proad), com os Órgãos Suplementares da Unifesspa (Protocolo/Arquivo Central, AUDIN, CBIU, Ouvidoria, ARNI, NAIA, CEPS, NUADE, ASCOM, CTIC e CRCA) e com os servidores da Reitoria, SEGE, SINFRA, SEPLAN, AUDIN, CRCA, CTIC, PROAD E CBIU, assim, conseguindo possibilitar o diálogo sobre a diversidade com diversos setores da universidade.

Desde a criação do Programa até o ano de 2023, o minicurso “Currículo, Relações Étnico-raciais, Gênero e Sexualidade: Desafios Transversais”, foi ofertado para 40 cursos de graduação da universidade.

Pelo segundo ano consecutivo dentro das estratégias do Programa foi realizado o Seminário Educação e Diversidades Amazônicas, um momento de culminância das articulações e fomentos para o fortalecimento dos incentivos para uma postura de combate a posturas sexistas, “LGBTQIA+fóbicas” e de discriminação étnica-racial. Foi possível durante o evento consolidar reflexões e alinhar pontos por meio da partilha de conhecimento e vivências de pesquisadores sobre a temática da diversidade.

Mesa-redonda Diálogos Acadêmicos: experiências de luta coletiva e permanência na universidade, no II Seminário Educação e Diversidades Amazônicas

Mesa_Redonda_Estudantes.jpg

No ano de 2024 pretende amplicar suas ações com apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) para abrenger questões ligadas a acessibilidade e pessoas com deficiência.