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Ementa do curso de extensão "cosmo, corpo e cultura" textos para download

  • Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 10h59
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 11h22
  • Acessos: 1150

Disciplina: Cosmo, corpo, cultura: memória em arquivo vivo de povos em lógica oral

Nível: Mestrado

Área de concentração: Ciências Sociais e Humanidades

Docentes: Drª Maria Antonieta Antonacci; Dr. Jerônimo da Silva e Silva; Dr. Agenor Sarraf Pacheco; Dr. Hiran de Moura Possas

Carga horária: 45 horas

EMENTA:

No Brasil, “numa cultura tradicionalmente oral como a nossa” (Alencastro, 2000), em debates de culturas populares, poucas atenções voltam-se ao entremeio letra, voz, imagens, sons em comunidades negras e ameríndias enraizadas em performances de gêneros orais de comunicação.

Com ocupação territorial marcada por usos de povos indígenas que recuaram para florestas e sertões, tentando preservar seus viveres e alteridade; pelo tráfico de mais de cinco milhões de africanos de diferentes etnias e nações, que vendidos para trabalho escravo na agricultura, pecuária, mineração, serviços rurais e urbanos, aqui cultivaram suas tradições orais; e por mais de quatro milhões de imigrantes de regiões europeias com baixa escolaridade, a governabilidade dessa formação populacional com tantas disparidades adveio da assimetria de elites letradas.

Frente à absoluta preponderância de povos africanos e nativos, em desencontros culturais ampliados com a chegada de ondas de imigrantes, colonos e trabalhadores estrangeiros, com suas línguas, sons, costumes, aspirações, no Brasil proliferam camadas de grupos com poderes políticos, econômicos, religiosos e midiáticos. Em arraigado conservadorismo e racismo em sua espinha dorsal, elites imprimem camadas de silêncios, de monopólio de meios de comunicação em defesa de seus patrimônios.

Enquanto nação resultante da expansão europeia, com sua razão, civilização, salvação, seus dirigentes ganham status via letrados modos de ser, pensar e viver, produzir e consumir bens culturais, ficando em suas “dobras” lógicas, culturas, modos de ser e comunicar-se permeados por densas linguagens vocais, visuais, rítmicas e performáticas.

Em rememorações de africanos em diáspora, afro-indígenas, povos ameríndios da Amazônia, quilombolas e grupos populares desde diferentes laços – sem disjunções cultura/natureza, corpo/saberes, arte/vida –, reinventaram suas ancestrais raízes africanas e nativas, suas humanidades roubadas, traduzindo seus fundamentos culturais em regimes simbólicos, gestuais, rítmicos e rituais encarnados em seus corpos. Renascendo nessa margem atlântica e reinventando viveres sob ameaça, povos em diáspora, ameríndios e seus descendentes atualizaram suas cosmogonias, corpos, culturas (Wulf), vivenciando seus universos e ocupando tempos e espaços de modo próprio, em trabalhos de auto-representações e celebrações na fluência de seus valores e tradições.

Nascendo de encontro/confrontos, contínuas e violentas zonas de contato, a viabilidade do domínio colonial, imperial, republicano adveio de hierárquica estruturação político-administrativa, articulada por detentores de poderes, com suas tecnologias de comunicação e forças policiais.

OBJETIVOS

- Apreender concepções de cosmos, corpo e pessoa em regimes de oralidade;

- Analisar memórias do corpo e suas performances na produção/transmissão de saberes em matrizes culturais africanas, indígenas e afroindígenas;

- Problematizar o impacto e a herança de determinadas noções do letramento eurocêntrico, suas noções de objetividade e universalidade a partir do horizonte cosmológico tecido em circuitos “África(s)-Brasil”;

- Perceber dimensões culturais de visão cósmica, corpo e culturas orais em experiências de pesquisa no contexto amazônico.

PROCESSO AVALIATIVO

● Período de entrega: 19/10/2019. Para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

● Construção de um escrito e/ou memória dos aportes estudados no curso.

1ª AULA – 09/09/2019

TEXTO 01: HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. A tradição viva. In: História Geral da África, Vol. I KI-ZERBO, J. (org.). Tradução MEC: Brasília/UNESCO, 2011, p. 167-212. Consultar em: aqui

TEXTO 02: ANTONACCI, Maria Antonieta. Teatros de Memória em Diáspora: por uma pedagogia performática. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 158-178, maio 2017. Consultar em: aqui

2ª AULA – 10/09/2019

 TEXTO 03: ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac y Naify, 2014. [Material será disponibilizado no primeiro dia do curso em PDF]

TEXTO 04: TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Tradução Eliana L. de Lima Reis. Belo Horizonte: UFMG, 2013, p. 45-81. [Material será disponibilizado no primeiro dia do curso em PDF]

3ª AULA – 11/09/2019

TEXTO 05: SARRAF-PACHECO, Agenor. Cartografia & Fotoetnografia das Águas: modos de vida e de luta na Amazônia Marajoara. Iluminuras, Rio Grande do Sul, n. 6, p. 158-178, maio 2017. Consultar em: aqui

TEXTO 06: DE MOURA POSSAS, Hiran; DE OLIVEIRA CASTRO, José Guilherme. Um poeta assaltado pelas memórias do verdevagomundo: o mosaico mestiço e inacabado de Antonio Juraci Siqueira. Boitatá, v. 5, n. 10. Consultar em:aqui.

4ª AULA – 12/09/2019

TEXTO 07: MAUSS, Marcel. Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de “Eu”. In: Sociologia e Antropologia; tradução Paulo Neves. São Paulo: Cosac y Naify, 2003 [1938], p. 367-389. [Será disponibilizado no primeiro dia de aula em PDF]

TEXTO 08: STRATHERN, Marilyn. Apresentando o corpo. In: Parentesco, Direito e o Inesperado: parentes são sempre uma surpresa; tradução Stella Zagatto Pterniani. São Paulo: Editora Unesp, 2015 [2005], 202-230. [Será disponibilizado no primeiro dia de aula em PDF]

5ª AULA – 13/09/2019

TEXTO 09: LIMA, Tânia Stolze. O dois e seu múltiplo: reflexões sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi. Mana, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 21-47, 1996. Consultar em:aqui.

6ª AULA – 16/09/2019

TEXTO 10: SILVA, Jerônimo da Silva; SILVEIRA, Flávio Leonel de Abreu. Enrabamento & Proteção: cosmologias do Caboclo Ataíde no nordeste paraense. No Prelo. 2018. [Será disponibilizado no primeiro dia de aula em PDF]

Lançamento de livro:

SILVA, Jerônimo da Silva; SOUSA, Reginaldo Cerqueira (Orgs). Gênero e diversidade sexual: entre histórias, lugares e práticas de liberdade. 1ed. Belém: Itacaiúnas, 2019, v. 1, p. 199-2019.

7ª AULA – 17/09/2019

Vídeo Conferência: Prof. Dr. José Amálio Pinheiro - PUC/SP Título: “Corpo barroco, oralidades e natureza: o 'tecido fáustico' em Jerusa Pires Ferreira".

8ª AULA – 18/09/2019

TEXTO 11: KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Consultar em: aqui.

9ª AULA – 19/09/2019

Encerramento

 

 

 

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