Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Núcleo de Ações Afirmativas, lideranças indígenas e 4ª URE criam estratégias para formação pedagógica intercultural no sudeste do Pará
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Núcleo de Ações Afirmativas, lideranças indígenas e 4ª URE criam estratégias para formação pedagógica intercultural no sudeste do Pará

  • Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2019, 14h57
  • Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 16h13
  • Acessos: 427

O Núcleo de Ações Afirmativas esteve no dia 12 de junho em reunião com a direção da 4ª URE e representantes das escolas indígenas Gavião, Terra Indígena Mãe Maria, para participar da construção de um curso de aperfeiçoamento para os profissionais da educação escolar indígena. As relações entre professores indígenas e não indígenas nos processos educativos, as formas próprias de gestão escolar no contexto indígena, reestruturação do "Laboratório Vivencial", aspectos transversais e interculturais entre práticas educativas, bem como saúde e fortalecimento dos saberes indígenas foram elencados para nortear a confecção da proposta. Além do NUADE, representado pelo Coordenador Jerônimo da Silva e Silva e pela Coordenadoria de Apoio à Diversidade Étnico-Racial, Maria Cristina Macedo Alencar, estiveram presentes os pesquisadores José Sávio Bicho de Oliveira, Lucivaldo Silva da Costa e Hiran de Moura Possas. Para a Coordenação do NUADE, "além da iniciativa fomentar a educação escolar indígena no contexto regional, a proposta irá incorporar o quadro técnico-administrativo da 4ª URE no curso, isto é, não se trata apenas de um curso de formação/aperfeiçoamento, uma imposição exógena do quadro universitário, e sim um projeto coletivo, capaz de inspirar metodologias alternativas e pontes de interação entre a Unidade Regional de Educação e as sociedades indígenas, lançando as bases para um plano de ação permanente e autônomo".

registrado em:
Fim do conteúdo da página