Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola - Resistências, Antirracismo e Ancestralidade
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola - Resistências, Antirracismo e Ancestralidade
O Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio de convênio firmado com a Secretária de Alfabetização de Jovens e Adultos, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (Mec), está oportunizando o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola - Resistências, Antirracismo e Ancestralidade.
O curso é ofertado neste momento nos municípios de Baião e de Breu Branco, no estado do Pará, especificamente nas comunidades de remanescentes quilombolas de Umarizal Beira e Vila Nova Jutaí, respectivamente.
Essa ação formativa divide-se em Tempo Quilombo (TQ), no qual formadoras e formadores irão até as comunidades quilombolas desenvolverem as ações com professores da educação básica, posteriormente a esse período, os cursistas terão atividades e acompanhamentos via virtual, no que foi denominado de Tempo Universidade (TU). Essa proposta é alicerçada na Pedagogia da Alternância, permitindo a produção, difusão e socialização de saberes e conhecimentos na interação com o território de existência dessas comunidades.
Nesse sentido, no dia 12 de dezembro foi realizada a aula inaugural do curso na sede municipal de Baião e no dia 13 de dezembro na Comunidade Quilombola Umarizal Beira (Baião-Pará). No dia 16 de dezembro em Vila Nova Jutaí (Breu Branco-Pará). As aulas inaugurais foram ministradas pelo Professor Nascimento Passos de Oliveira, Coordenador Geral em Exercício do Nuade e Vice-Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola. Nos eventos, representando a gestão superior da Unifesspa esteve presente o Pró-Reitor de Ensino de Graduação Professor Denilson Costa e, representando o Nuade, a Socióloga do órgão, a Técnica Administrativa em Educação (TAE) Doutora Naurinete Reais, Presidente da Comissão Permanente para Diversidade, Heteroidentificação e Etnicidade da Unifesspa.
Para dar início às aulas dos módulos do curso, a Professora Ana Claudeise do Nascimento esteve presente no evento em Vila Nova Jutaí, permanecendo na comunidade para a ação formativa no decorrer desta terceira semana de dezembro.
Aula Inaugural na Escola Francisca Nogueira da Costa Ramos, sede municipal de Baião-Pará
Aula Inaugural na Escola Núcleo Umarizal, Umarizal Beira (Baião-Pará)
Aula Inaugural na Escola Jutaí, Vila Nova Jutaí (Breu Branco - Pará)
Redes Sociais