Projeto Construindo o Amanhã - Canaã dos Carajás
Por meio do Projeto Cidade Presente, do Ministério das Cidades, o qual oferece às cidades a oportunidade de submeter ideias para a implementação de projetos demonstrativos sobre o desenvolvimento urbano integrado e centrado nas pessoas, o município de Canaã dos Carajás, em parceira com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) (GIZ) estão desenvolvendo o Projeto Construindo o Amanhã.
Seguindo o cronograma do projeto, nos dias 7, 8 e 9 de agosto foram realizadas oficinas no Idurb (Instituto de Desenvolvimento Urbano de Canaã dos Carajás) pelas consultorias GOPA Infra GmbH e URBTEC. O Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade), na pessoa do professor doutor Nascimento Passos de Oliveira, Coordenador de Apoio à Diversidade de Gênero e Sexualidade, esteve presente.
Dentre as ações do projeto existe o objetivo de viabilizar a implantação de um Escritório de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, com levantamento de diagnósticos e elaboração de projetos arquitetônicos e urbanos para o Bairro Santa Vitória, em Canaã dos Carajás. O percurso da ação perpassa pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), podendo ser ressaltar o ODS de número 5, que versa sobre alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Nas palavras da consultora Paraskevi Bessa-Rodrigues, da GOPA Infra GmbH: “os projetos urbanos não pode ter as questões de gênero e diversidade desacopladas”, nesse sentido, a Coordenadoria de Apoio à Diversidade de Gênero e Sexualidade (Cadgs) do Nuade se faz presente, mantendo seu compromisso de realizar assessoria em ações sobre a diversidade sexual e gênero demandadas pelos comunidade, seja interna ou externa. Válido lembrar que na cidade de Canaã dos Carajás funciona o Polo Avançado da Unifesspa, Polo de Ensino, Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Pepeti).
Consultora Paraskevi Bessa-Rodrigues durante sua fala na Oficina.
Redes Sociais