Educação antirracista é discutida em ação de formação de professores
Na última sexta-feira (02 de agosto), discentes de Pós-Graduação do Mestrado Acadêmico em História (PPGHIST) e o Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) estiveram presentes em ação formativa na Escola Pequeno Príncipe em Marabá. A ação faz parte do PROEXT-PG, projeto amplo vinculado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) que envolve diferentes programas de Pós-Graduação e que tem como tema a "Práxis extensionista, conhecimento pluriuniversitário e a Pós-graduação na Amazônia sul oriental", sob a coordenação geral do Prof. Dr. Hiran Possas.
Um dos objetivos do projeto é realizar formação continuada de professores da Educação Básica no que tange às temáticas do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, visando articular, de forma interseccional, reflexões capazes de mobilizar saberes e conhecimentos pertinentes à construção de uma educação antirracista e emancipadora nos municípios de Água Azul do Norte e Marabá (sul e sudeste paraense).
Com o retorno das aulas nas redes de ensino, a Profa. Karla Rascke, do Nuade, e os discentes Gilvan Gomes e Sergianne Tavares, do PPGHIST, integrantes do projeto, estiveram na escola para discussão sobre Educação Antirracista, como ação que inicia um diálogo mais amplo com a escola e a formação de professores.
Redes Sociais