Página inicial > Últimas notícias > Ações fora de sede Cadgs/Nuade

Ações fora de sede Cadgs/Nuade

• Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 15h12
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 11h08

O Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade), por meio da Coordenadoria de Apoio à Diversidade de Gênero e Sexualidade (Cadgs) participou, no dia 28 de junho, Dia do Orgulho, de uma agenda de ações no munícipio de Canaã dos Carajás. O intuito é contribuir para mobilização em prol de políticas públicas para pessoas LGBTI+. No munícipio de Canaã dos Carajás está localizado o Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação de Canaã dos Carajás – PEPETI. A ideia e aumentar a atuação da coordenadoria fora da sede de maneira presencial.

No dia 28 de julho de 2024, na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás o Coordenador de Apoio à Diversidade de Gênero e Sexualidade, Professor Nascimento Passos de Oliveira, reuniu com o Orientador Socioeducativo Mauro Coutinho, professoras e colaboradores da casa para realizar a prospecção de demandas, expectativas e sugestões para construção de uma proposta de Especialização em Direitos Humanas para Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidade.

Casa da Cultura de Canaã 1

No mesmo dia, o Professor Nascimento Passos de Oliveira (Cadgs/Nuade) participou da prestação de contas das ações desenvolvidas pelo Instituto AfroGen (Instituto de assessoria, promoção, educação e defesa da negritude afro-brasileira e da diversidade sexual e de gênero), presenciando a articulação para mais ações no segundo semestre de 2024, no tocante a temática étnico-racial e de diversidade de gênero e sexualidade.

Instituto AfroGen 1

No dia 29 de junho, o coordenador participou junto com lideranças do coletivo Juventudes em Revolução do evento “Diálogos da Juventude” na Usina da Paz. Na ocasião ocorreu apresentação do grupo de teatro Atenas, além da roda de conversa com a juventude canaense. Foram abordadas questões como sexualidade, gênero, representantividade, educação e resistência. É um momento deveras importante de escuta, acolhimento e fortalecimento de jovens e adultos.

Diálogos da Juventude 1

É válido frisar que as trativas com o Instituto AfroGen, referente a construção de um desenho curricular para o curso de especialização, acontecem desde abril de 2024, quando se iniciou a dinâmica de escuta para levantamento de dados, informações e conhecimentos.

Reunião Virtual com o AfroGen

A proposta é a construção coletiva de uma especialização pelos agentes e atores ligadas aos coletivos e movimentos sociais atuantes no município.

O Instituto AfroGen possui uma colaboração consolidada com a Cadgs/Nuade, no I Encontro Viveres (que ocorreu no dia 27 de junho de 2024) enviou representantes para participar do evento, os quais deram importantes contribuições.

Juh Lima, assessor de comunicação do AfroGen, dentre várias falas, comunicou que:

Juh LIma 1

Políticas de acolhimento, acesso e permanência nas universidades para pessoas trans e travestis são importantes pois elas humanizam esse público, pois esse público é desumanizado dentro de casa, no local de trabalho (o qual muitas vezes é a prostituição), na igreja, é um público desumanizado em todos os âmbitos. Logo, quando você cria uma política de acolhimento que permite que as pessoas continuem na universidade, a humidade volta para essa pessoa, deixando aquela conquista para comunidade

O Assistente Social Matheus Costa, membro fundador do Instituto Afrogen/Coletivo Juventudes em Revolução, pontuou que:

Matheus Rodolfo

“Acredito que eventos que tragam a diversidade para o protagonismo são essenciais no combate ao conservadorismo no município, considerando o histórico dessa região. Ao mesmo passo que o município de Canaã se modernizou, cresceu, e hoje temos uma grande demanda do público LGBTQIA+, porém é uma demanda que precisa ser fortalecida e se politizar… Os coletivos que estou a frente buscam esse alinhamento, que acredito ser de suma importância no fortalecimento dessa comunidade".