Página inicial > Últimas notícias > Mês do Orgulho na Unifesspa 2024

Mês do Orgulho na Unifesspa 2024

• Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2024, 14h38
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 12h25

No dia 01 de junho de 2024, ocorreu o ato simbólico de acender as luzes do arco-íris no prédio central da Unidade 3 do Campus Marabá da Unifesspa. Esse momento singular, após uma década de existência da instituição, reforma as ações no sentido de plena operacionalidade da Portaria número 835, de 07 de junho de 2022, que implanta as ações de combate a LGBTI+fobia na Unifesspa.

Luzes Mês do Orgulho 2024

Na ocasião estavam presentes, representando o Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) o professor Nascimento Passos de Oliveira, Coordenador de Apoio à Diversidade de Gênero e Sexualidade (Cadgs), o Professor Dom Condeixa de Araújo, da Assessoria de Comunicação (Ascom), a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, professora Lúcia Cavalcante da Silva, o Secretário de Infraestrutura, Professor Doutor Leandro Ferreira, a Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Professora Doutora Juliana Silva, o Diretor de Assistência e Integração Estudantil, Professor Doutor Dyeggo Rocha Guedes, a responsável do Setor de Apoio ao Esporte e Lazer Professora Doutora Natália Souza, a Professora Vanessa Farias, discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Educação Matemática (PPGECM), o discente Juscelino Passos de Oliveira (curso de Ciências Naturais), representante discente na Congregação do Instituto de Ciências Exatas (ICE), a presidente da Organização não Governamental (ONG) Viver LGBT, a jornalista Tay Marquioro, o ativista João Vitor Cavalcante, fundador da ONG Viver LGBT, a egressa Geóloga Gabriela Ribeiro, além de pessoas da comunidade externa e do corpo discente de graduação da Unifesspa.

Como momento de escuta da comunidade, no dia 27 de junho de 2024, foi realizado o I Encontro Viveres, que nesta primeira edição teve como tema: Pessoas Trans e Travestis na Unifesspa.

I Encontro Viveres

Na manhã, foi realizada uma Mesa-Redonda com intuito de ser um momento de debate, coleta de expectativas, experiências, reflexões e vivências sobre ser, viver e resistir de pessoas transexuais e travestis na Unifesspa.

Fizeram parte da mesa: Flora Bispo (discente do Bacharelado em Ciências Biológicas da Unifesspa), Jean Xavier de Oliveira (discente de Artes Visuais da Unifesspa), o Advogado Carlos Henrique Marques (Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB subseção Marabá), o Professor Doutor Dom Condeixa de Araújo (Faculdade de Comunicação/ Assessoria de Comunicação da Unifesspa) e o Professor Doutor Nascimento Passos de Oliveira (Cadgs/Nuade/Unifesspa). Posteriormente, juntaram-se a mesa: Juh Lima (discente de Jornalismo da Unifesspa/Assessoria de comunicação do Coletivo Juventudes pela Revolução Canaã) e Matheus Rodolfo Costa (Assistente Social/Idurb/Afrongen/Coletivo Juventudes pela Revolução). Finalizando a manhã, ocorreu o momento microfone aberto, onde os presentes puderam fazer reflexões, expor questões e dar sugestões de encaminhamento.

Mesa Redonda I Encontro Viveres

No período vespertino ocorreu a ação formativa Empregabilidade para pessoas trans e travestis (Programa de Empregabilidade e Formação LGBTI+ do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará – ICJ/UFPa). Coordenando a ação estava o professor Doutor Saulo Matos, da Faculdade de Direito da UFPa, com apoio do Professor Doutor Geraldo Barros, do Advogado, Mestre Diogo Monteiro, da  Professora Mestra Fiama Maúes e do Assistente Social Hermes Santos.

empregabilidade trans

Ao final do evento foi produzido um documento que norteará a construção da ampliação das políticas de acesso e permanência na Unifesspa para pessoas transexuais e travestis.

Paralelamente ao evento, ocorreu a I Mostra de Artes Visuais: Olhares da Diversidade, com curadoria dos Professores Doutores: Armando Santos Júnior (Diretor da Faculdade de Artes Visuais da Unifesspa) e Nascimento Passos de Oliveira (Coordenador de Apoio à Diversidade de Gênero e Sexualidade/Nuade).

A mostra contou com o ensaio fotográfico artivista das Filhas de Amorim, artistas drag do interior da Amazônia Tocantina, fundadoras do Coletivo Carlotas LGBTQIAPN+. A produção visual do ensaio contou com fotografia do Cineasta Rudyeri Oliveira. Artistas drag presentes nas fotografias: Guilherme Oliveira (Louise Cú'dfacho), Eduardo Viniz (Espam de Tróia), Lili (Devir Liberty) e Lucas Feitosa (Sattanoa).

Filhas de Amorim

A artista Dani Gaia contribui com artes digitais sobre a vivência e experiência amazônida LGBTI+, o artista Arnaldo Junior Artes enviou a arte digital da personagem Su’Gary. O artista Tony Dark expor uma releitura sobre solidão com arte digital de print de um aplicativo de relacionamento e uma fotografia sobre o Carnaval da Cidade Velha (bairro de Belém, capital do Pará). Por fim, o multiartista Diblack enviou quatro obras, entre pinturas, composição fotográfica e arte digital. A mostra completa está disponível no sítio virtual do Nuade na aba Acervo sobre Diversidade

Diblack