Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Construção de um curso de aperfeiçoamento para os profissionais da educação escolar indígena.
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 16h04
  • Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2024, 13h10
  • Acessos: 442

O Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) esteve no dia 12 de junho em reunião com a direção da 4ª URE e representantes das escolas indígenas Gavião, Terra Indígena Mãe Maria, para participar da construção de um curso de aperfeiçoamento para os profissionais da educação escolar indígena.

As relações entre professores indígenas e não indígenas nos processos educativos, as formas próprias de gestão escolar no contexto indígena, reestruturação do "Laboratório Vivencial", aspectos transversais e interculturais entre práticas educativas, bem como saúde e fortalecimento dos saberes indígenas foram elencados para nortear a confecção da proposta.

Além do Nuade, representado pelo Coordenador Jerônimo da Silva e Silva e pela Coordenadoria de Apoio à Diversidade Étnico-Racial, Maria Cristina Macedo Alencar, estiveram presentes os pesquisadores José Sávio Bicho de Oliveira, Lucivaldo Silva da Costa e Hiran de Moura Possas.

Para a Coordenação do Nuade, "além da iniciativa fomentar a educação escolar indígena no contexto regional, a proposta irá incorporar o quadro técnico-administrativo da 4ª URE no curso, isto é, não se trata apenas de um curso de formação/aperfeiçoamento, uma imposição exógena do quadro universitário, e sim um projeto coletivo, capaz de inspirar metodologias alternativas e pontes de interação entre a Unidade Regional de Educação e as sociedades indígenas, lançando as bases para um plano de ação permanente e autônomo".

registrado em: