Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Construção de um curso de aperfeiçoamento para os profissionais da educação escolar indígena.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Construção de um curso de aperfeiçoamento para os profissionais da educação escolar indígena.

  • Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 16h04
  • Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2024, 13h10
  • Acessos: 442

O Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) esteve no dia 12 de junho em reunião com a direção da 4ª URE e representantes das escolas indígenas Gavião, Terra Indígena Mãe Maria, para participar da construção de um curso de aperfeiçoamento para os profissionais da educação escolar indígena.

As relações entre professores indígenas e não indígenas nos processos educativos, as formas próprias de gestão escolar no contexto indígena, reestruturação do "Laboratório Vivencial", aspectos transversais e interculturais entre práticas educativas, bem como saúde e fortalecimento dos saberes indígenas foram elencados para nortear a confecção da proposta.

Além do Nuade, representado pelo Coordenador Jerônimo da Silva e Silva e pela Coordenadoria de Apoio à Diversidade Étnico-Racial, Maria Cristina Macedo Alencar, estiveram presentes os pesquisadores José Sávio Bicho de Oliveira, Lucivaldo Silva da Costa e Hiran de Moura Possas.

Para a Coordenação do Nuade, "além da iniciativa fomentar a educação escolar indígena no contexto regional, a proposta irá incorporar o quadro técnico-administrativo da 4ª URE no curso, isto é, não se trata apenas de um curso de formação/aperfeiçoamento, uma imposição exógena do quadro universitário, e sim um projeto coletivo, capaz de inspirar metodologias alternativas e pontes de interação entre a Unidade Regional de Educação e as sociedades indígenas, lançando as bases para um plano de ação permanente e autônomo".

 

                

registrado em:
Fim do conteúdo da página