Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Núcleo de Ações Afirmativas da UNIFESSPA participa de Frente de Trabalho contra deslocamentos compulsórios.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Núcleo de Ações Afirmativas da UNIFESSPA participa de Frente de Trabalho contra deslocamentos compulsórios.

  • Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 16h51
  • Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 16h45
  • Acessos: 1176

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e o Ministério Público do Pará (MPPA) realizaram em Marabá um seminário com o objetivo de analisar e propor mecanismos protetivos às populações atingidas por deslocamentos compulsórios.

Além da mesa de trabalho, composta pela Profa. Dulce Maria Pereira (UFOP), Joarez Nascimento (MAB), Eneida Guimarães (CNDH), professor Jerônimo Silva (Unifesspa) e Ayala Ferreira (MST), estiveram presentes associações, sindicatos, movimentos sociais, representantes do judiciário, poder público municipal e classe empresarial. A composição de um relatório com as problemáticas das populações afetadas e seus respectivos territórios serão encaminhados para o Conselho Nacional de Direitos Humanos e Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).  

Para Jerônimo Silva, professor da Unifesspa e Coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade), é fundamental que este Relatório ressalte que a mentalidade que legitima as violências contra povos do campo, quilombolas e demais populações tradicionais tem o seu pano de fundo nos pilares do "Racismo de Estado" e "Racismo de Mercado", isto é, em formas de exclusão que não maculam apenas os preconceitos sobre os corpos, mas fundamentalmente impõe certa "mentalidade neo-liberal" que enfraquece os laços culturais desses coletivos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página